Skip to content
Recording Cover
Violinist Diogo Costa press photo

AMERICANA

Diogo Costa • Philippe Marques


Amy Beach: Romance, Op.23

Antonín Dvorák: Sonatina, Op.100

Florence Price: Fantasy No. 1

Coleridge-Taylor | Powell: Deep River

Charles Ives: Sonata No. 4

Aaron Copland: Hoe-Down

Release Date: Spring 2026

Sobre a Gravação

Americana propõe uma reflexão sobre o percurso da música clássica nos Estados Unidos da América, explorando a diversidade de vozes e influências que moldaram o imaginário musical do país. Num mundo onde questões de identidade, raça e pertença se tornam cada vez mais urgentes, Americana dá visibilidade a compositores e compositoras que, na primeira metade do século XX – um dos períodos mais conturbados da história do país –, ajudaram a definir a identidade coletiva da música clássica americana.

Mais do que um recital, Americana é um retrato da riqueza e diversidade musical de um país que, desde sempre, se apresentou como líder do mundo livre. Retrato este que pretendemos registar em disco no decorrer de 2025.

Com foco em figuras-chave como Antonín Dvořák, Florence Price, Amy Beach, Charles Ives, Samuel Coleridge-Taylor e Aaron Copland, o álbum traça um percurso sonoro que une a herança da música clássica às raízes da música vernácula e às tradições musicais nativas americanas. Cada obra e compositor presente neste disco oferece uma visão singular e essencial sobre a complexidade cultural dos Estados Unidos da América, refletindo a luta pela inclusão, pela expressão artística e pela pluralidade.

A inclusão de Antonín Dvořák, compositor checo que, na última década do século XIX, se imergiu nas influências folclóricas afro-americanas e nativas, e de Florence Price, a primeira compositora afro-americana a ter uma obra executada pela Orquestra Sinfónica de Chicago, exemplifica como a música clássica se funde com o tecido social e cultural do país.

A voz de Amy Beach, primeira mulher americana a alcançar reconhecimento como compositora, e as inquietações modernistas de Charles Ives, que desafiaram as convenções musicais da época, ampliam ainda mais o espectro desta jornada musical.

Ao integrar também a música de Samuel Coleridge-Taylor, arranjada por Maud Powell, que explora temas de herança africana, e a de Aaron Copland, cujas obras capturam a vastidão e a diversidade do cenário americano, Americana afirma-se enquanto alegoria sonora das tensões e transformações sociais deste período.

Oeiras will have a weekend full of free activities for the whole family image

Music in the time of the Marquês de Pombal. Concert commented by conductor José Soares, at the César Batalha Municipal Auditorium, in Oeiras. Diogo Costa (violin), Mariana Neves (cello) and Mariana Soares (piano) perform works by Haydn and Mozart.

Castelo de Vide hosts final Violin Masterclass concert image

Result of the Violin Masterclass - taught by Prof. Christoph Poppen, accompanied by pianist Tomoko Nishikawa - this concert features: Diogo Costa (Portugal), Ekhi Martinez Imai, Kaori López Shinohara and Sara Valencia (Spain), Peter Son Götz and Torben Jans (Germany) and Pietro Benedetto Cimento (Italy).

Diogo Costa: the violinist who wants to bring classical music to all Portuguese people image

At 25 years old, he is one of the most talented young people in the country — and one of the finalists in the New Talent competition.